Sábado
2 DE JULHO

SOLENIDADE DE ABERTURA

Painel 1
— 9h30 —

GOVERNANÇA MUNICIPAL EM PROL DO AGRONEGÓCIO

Maria Teresinha de Jesus Pedroza

Prefeita de São João da Boa Vista

José Fernando Bruno

Presidente da Comissão Organizadora da Eapic

Luis Carlos Domiciano (Bira)

Presidente da Câmara dos Vereadores

Marcos Pacheco

Representante da Agência Rodeio

SEGUNDA-FEIRA
4 DE JULHO

Painel 2
— 9h30 —

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FAZENDA

Izabelle Jardim Oliveira

Médica veterinária, mestre em Reprodução de Bovinos (FZEA-USP), MBA em Gestão de Empresas Produtoras de Leite (ESALQ-USP), com experiência em gestão de propriedades rurais e gestão de exportação de animais vivos.

Claudia Maria de Oliveira Bartholomei

Fundadora da CLAMEA (Centro de Lideranças às Mulheres Empreendedoras do Agro). Embaixadora e Mediadora do Espaço Agro Mulher da Eapic 2022.

Painel 3
— 10h30 —

MOVIMENTO “A VOZ DELAS”: AÇÕES PARA MULHERES CAMINHONEIRAS

Heidy Cris Martins Francisco Bertti

Gestora de projetos e entusiasta do empoderamento feminino na área de condução de caminhões e máquinas pesadas.

Rannielly Sousa Moreira

Analista de parcerias da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. Especializada na área de relacionamento e manutenção de parceiros e em campanhas de engajamento.

Painel 4
— 14h30 —

STARTUPS E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO AGRONEGÓCIO

Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira

Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Administração (EAESP/FGV), com pós-doutorado em Inovação. Professor e pesquisador, há 32 anos, orientando trabalhos, desde a iniciação científica até o doutorado. Docente da Unifae, com experiência em ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de Gestão de Operações, Agronegócios, Logística, Novos modelos de Negócio e Comércio Exterior.

Matheus Criscien João Mancine

Diretor Municipal de Tecnologia da Informação em São João da Boa Vista, formado em Administração, analista de suporte técnico com ampla experiência em segurança de redes de computadores, conexões de internet e programação de sistemas. Especialista na área de Desenvolvimento Urbano e Cidades Inteligentes e cursando MBAs em Big Data e Inteligência Competitiva e em Data Protection Officer (DPO).

Painel 5
— 15h30 —

EDUCAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO CAMPO: RELAÇÕES ENTRE O AGRONEGÓCIO E TECNOLOGIAS EMERGENTES – INTERNET DAS COISAS E 5G

Prof. Dr. Diego Valente

Docente do Instituto Federal, Doutor em Biotecnologia, Mestre em Redes e Telecomunicações, Diretor Geral do IFSP em São João da Boa Vista.

Prof. Roberto Krauze

Docente do Instituto Federal de São João da Boa Vista, Engenheiro Elétrico e Especialista em Administração de Empresas

Painel 6
— 16h30 —

A PRÓXIMA GERAÇÃO: O PAPEL DOS JOVENS NO FUTURO DO AGRONEGÓCIO

Heber Sales

Fundador da Unipool Inovação e criador da Maratona de Startups. Empresário, educador e venture builder. Administrador pela UFRJ, com mestrado pela UFBA em Tecnologia, Qualidade e Competitividade.

TERÇA-FEIRA
5 DE JULHO

Painel 7
— 9h30 —

EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ

Prof. Dr. Gilson Rogério Marcomini

Doutor em Engenharia Agrícola – FEAGRI/ UNICAMP (2021). Docente do Instituto Federal em São João da Boa Vista. Atua em estudos relacionados à gestão estratégica, sustentabilidade e eficiência técnica e econômica nas culturas de café e batata.

Painel 8
— 10h30 —

COMO CONTROLAR SUA PRODUÇÃO NO CAMPO

Emerson Aparecido Pelaquim Rabelo

Economista com pós-graduação em Finanças e mestrado em Administração de Empresas. Consultor de negócios do Sebrae, com foco em finanças e professor de graduação e pós-graduação em Planejamento Orçamentário e Gestão Financeira.

Painel 9
— 14h30 —

ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA DA PECUÁRIA

Cristiane Leite Figueiredo

Graduada em Medicina Veterinária pela Unifeob, especialista em Gestão de Pessoas (Senac) e mestre em Zootecnia (USP). Diretora Técnica da Novagen Genética, já participou de 35 cursos complementares em sua área de atuação. É coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifeob.

Painel 10
— 15h30 —

O RECINTO DE EXPOSIÇÕES JOSÉ RUY DE LIMA AZEVEDO E SEU PAPEL COMO ENTREPOSTO DE NEGÓCIOS

Walter Antonio Graf Fernandes

Médico Veterinário (Unifeob), Técnico Agrícola (Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho), Instrutor do Senar no Projeto Jovem Agricultor do Futuro, desde 2011. Veterinário da Fazenda Cachoeira, pertencente à Diocese de São João da Boa Vista e veterinário responsável pela 47ª Eapic.

Hediene Zara

Mestre em Psicossociologia da Comunicação (Universidade Fernando Pessoa – Porto – Portugal), especialista em Marketing Estratégico (Barão de Mauá) e em Docência no Ensino Superior (Cruzeiro do Sul), graduado em Jornalismo (Unifae). Professor de interpretação de texto e redação. Autor de cinco livros, entre eles: “As Exposições Agropecuárias em São João da Boa Vista”, escrito ao lado do também jornalista Reinaldo Benedetti. O livro discorre sobre a história da Eapic.

QUARTA-FEIRA
6 DE JULHO

Painel 11
— 9h30 —

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Profa. Me. Yara Maria Guisso de Andrade Facchini

Docente do Instituto Federal em São João da Boa Vista, com mestrado em Sustentabilidade e Qualidade de Vida. Educadora Ambiental.

Painel 12
— 10h30 —

INICIATIVAS EM AGROECOLOGIA NO LESTE PAULISTA

Prof. Dr. Lincoln Amaral

Biólogo, Melhorista Genético e Membro da Rede de Agroecologia do Leste Paulista. Mestre em Melhoramento Genético pelo Instituto Agronômico de Campinas e Doutor em Estudos Culturais pela USP. Militante ambiental e especialista em Limnologia (Ecologia de Água Doce). Docente do Instituto Federal de São João, membro da Academia de Letras local e escritor de romances.

Marcos Bernardi

Engenheiro Agrônomo, importador de batatas e diretor da MBAgriculture Comércio Exterior.

Marcos Parolin

Professor universitário, escritor, com ampla experiência em Direito Tributário. Procurador do Estado de São Paulo e fundador do Instituto Planeta Plantar.

Painel 13
— 14h30 —

CULTURA E LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE NO AGRO

Flaviana Mioranza

Paranaense, administradora, especialista em Gestão de Pessoas, atuou em Recursos Humanos de empresas como Walmart, Grupo Big e Sonae. Board de Mentoria do Instituto Meu Futuro Hoje, atuou como Consultora Social da FIA Business School (IGESC), Coaching pela ICI, Train The Trainer em entrevista por competências pela DDI, analista comportamental PI, DISC e certificada pela Barrett Values Centre em Cultura Organizacional. Em 2021 começou aconselhar pessoas/negócios em desafios profissionais e em 2021 criou a Grove, com o propósito de transformar os negócios por meio das pessoas, através da reflexão e da aprendizagem.

Painel 14
— 15h30 —

FORMALIZAÇÃO DO PRODUTOR RURAL COMO MEI

Cibele Medeiros Gulin

Analista de Negócios do Sebrae, no Escritório Regional de São João da Boa Vista. Graduada em Matemática, atuou nas áreas Administrativa, Comercial, Gestão da Qualidade e Atendimento ao Cliente. Trabalha com foco em gestão para micro e pequenas empresas e também com projetos no segmento de serviços e gestão empreendedora.

QUINTA-FEIRA
7 DE JULHO

Painel 15
— 9h30 —

AÇÕES DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO NA ZONA RURAL

Antonio Carlos Avancini

Auditor Fiscal do Trabalho, lotado na Gerência Regional do Trabalho em Campinas. Participante do Grupo Estadual de Fiscalização Rural e membro titular, da bancada de governo, da CPNR- Comissão Paritária Nacional Rural- da NR-31. Participante do Grupo Móvel Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

Painel 16
— 10h30 —

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Lucimara dos Santos Bordan

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Tecnologia em Gestão Ambiental. Pós-graduada em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Trabalha, há 13 anos, como fiscal da Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Edna de Fátima Medeiros Neves

Técnica em Enfermagem, cursando Gestão Pública. Chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Trabalha, há 13 anos, neste segmento.

Painel 17
— 14h30 —

AÇÕES DO CTER (CONSELHO MUNICIPAL DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA)

Osires Colosso

Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico de São João da Boa Vista, formado em Gestão Pública e pós-graduando em Gestão de Pessoas e Marketing. Foi Diretor Regional da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda.

Painel 18
— 18h —

SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DAS CÂMARAS TÉCNICAS DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO – CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO / EXPANSÃO E ATRAÇÃO DE RENDA

SEXTA-FEIRA
8 DE JULHO

Painel 19
— 9h —

VULNERABILIDADE MENSTRUAL E SAÚDE DA MULHER

Daniela Leopoldino

Formada pela primeira turma do curso de Comunicação Social –Habilitação Publicidade e Propaganda na Unifae. Coordenadora de Gestão e Comunicação da Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão – PROEX. Docente especialista e Coordenadora dos cursos de Comunicação da Unifae.

Giovanna Jorgetto

Doutora em Enfermagem pela Unifesp. Docente dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia da Unifae. Coordenadora de Prestação de Serviços da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão – PROEX. Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unifae.

Painel 20
— 10h —

AÇÕES MOTIVACIONAIS PARA A MULHER DO CAMPO E A CONCESSÃO DE NANOCRÉDITO

Juliana Alcazar Farah

Empresária e produtora rural, nascida em Bauru-SP, de origem árabe. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, pós-graduada em três áreas, além de especialista (MBA) nos setores de Administração em Finanças, Gestão Empresarial, Auditoria, Controladoria e Logística pela FGV e Administração em Direito Tributário pelo Ibmec-SP. Atualmente é Vice-presidente do Conselho Feminino da Fiesp.

Adriana Menezes da Silva

Engenheira agrônoma, advogada e produtora rural da região de Itu-SP. Presidente do Sindicato Rural daquela cidade. Diretora Secretária na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP. Coordenadora da Comissão Especial “Semeadoras do Agro”, cujo objetivo é dar voz às produtoras rurais e fomentar o empreendedorismo no campo.

Painel 21
— 11h —

INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Christhopher Dekay

Professor, técnico em recursos humanos, presidente do Conselho Municipal LGBT+ em São João da Boa Vista, fundador da Associação & Grupo Quatro Estações, no qual, atualmente, exerce a função de Assessor de Políticas para a Diversidade Sexual e de Gênero.

Painel 22
— 14h30 —

PERSPECTIVAS DE TURISMO RURAL NA MICRORREGIÃO DE SÃO JOÃO: ESTUDO DE CASO SOBRE A JABUTICABA EM CASA BRANCA

Priscilla Fagan

Produtora de Jabuticaba em Casa Branca, idealizadora de ações de turismo rural, membro da Associação de Produtores de Jabuticaba de Casa Branca.

Fabiana Andrade Lopes da Cunha

Diretora de Turismo de Casa Branca, formada em Relações Públicas e especialista em Marketing e Vendas. Empresária no ramo de Marketing e Promoção de Eventos.

Luis Gustavo De Genaro

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Itajubá, MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas pela Barão de Mauá e Empreendedor no ramo do turismo e do agronegócio.

Rosemary Ribeiro Scacabarozi Vanconcellos

Diretora Municipal de Turismo de São João da Boa Vista, formada em Ciências Contábeis pela Unifae e cursando graduação em Turismo. Já atuou como Secretária de Turismo e Cultura de Águas da Prata.

Painel 23
— 15h30 —

SÃO JOÃO E ÁGUAS DA PRATA: CIDADES PARCEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL

Maria Teresinha de Jesus Pedroza

Prefeita de São João da Boa Vista

Regina Janizelo

Prefeita de
Águas da Prata

Painel 24
— 16h30 —

SÃO JOÃO COMO PROTAGONISTA NA CÂMARA INTERNACIONAL DE COMÉRCIO BRASIL-CHINA-EGITO

Raafat Sharawy Lithy Saied Sharawy

Representante da República Árabe do Egito. PHD em Economia Internacional pela Universidade do Cairo, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China-Egito, presidente da Federação Internacional do Mundo Árabe para assuntos da Ásia, consultor de investimentos financeiros nos Emirados Árabes Unidos.