NOTÍCIAS

13/06/2019 12:22:33

EAPIC 2019 terá Mangalarga, Girolando e Mini-Horse

Festa deste ano ocorre de 5 a 14 de julho

Um dos diferenciais da EAPIC (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de São João da Boa Vista) é a vasta programação que ela oferece ao público, não permanecendo apenas aberta à noite para a realização de shows.

A festa sanjoanense funciona o dia todo e traz as tradicionais exposições de animais, todas ranqueadas por associações.

E em 2019 não seria diferente: três exposições irão movimentar o Recinto José Ruy de Lima Azevedo, de 5 a 14 de julho.

O primeiro final de semana será marcado pela Exposição do Cavalo Mangalarga, etapa ranqueada pela associação nacional da raça.

Marcelo Bertoldo, responsável pelas exposições de equinos da EAPIC, conta que cerca de 150 animais irão participar da etapa sanjoanense.

os juízes serão André Fleury de Azevedo Costa, de São José do Rio Pardo e o Marcelo Leite Vasco de Toledo, de Amparo. Ambos são técnicos e membros do quadro de jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga.

Os cavalos começam a entrar no Recinto de Exposições na quinta-feira (4) e os julgamentos começam na sexta (5), às 9 horas.

No sábado (6) e no domingo (7) acontecem as disputas nas categorias animais adultos, provas funcionais e julgamento dos grandes campeonatos.

Bertoldo destaca que na Exposição do Cavalo Mangalarga são avaliados dois quesitos: Marcha e Morfologia.

GIROLANDO
Já no segundo final de semana a EAPIC recebe a Exposição do Gado Girolando, que acontece nos dias 12 e 13 de julho, sendo que os animais começam a entrar no Recinto no dia 11.

Os organizadores desta etapa, Luis Biazzo e Raul Andrade, explicam que novamente este ano o foco da exposição são os produtores da região. “Esta região já foi uma importante bacia leiteira no Estado e nosso objetivo é resgatar essa tradição”, explica Luis Biazzo, que também é criador de Girolando.

Segundo ele, cerca de 120 animais estarão presentes na EAPIC, todos de muita qualidade. “Gostaríamos de convidar o público para prestigiar essa exposição, a qual volta a valorizar os criadores desta importante região”, diz Biazzo.

O Girolando é o cruzamento das raças Gir e Holandês, sendo sinônimo de rusticidade e garantia de produtividade.

A origem do Girolando deu-se na década de 40, quando iniciou-se o cruzamento do Gir com o Holandês de forma mais intensa, buscando-se a satisfação das necessidades dos criadores brasileiros.

Com o sucesso deste cruzamento, devido aos resultados de eficiência e produtividade, o rebanho do Girolando multiplicou-se de forma desordenada, mas surpreendente. E, atualmente, o rebanho encontra-se em todos os estados do País.

BÚFALO E MINI-HORSE 
No primeiro final de semana a EAPIC vai receber a Mostra de Búfalos, do criador Fábio Pimentel, do Laticínio Montezuma. Trata-se de uma oportunidade para visitantes conhecerem de perto a raça.

No segundo final de semana ainda haverá exposição do Mini Horse, nos dias 12 e 13.