NOTÍCIAS

10/07/2018 11:49:05

Exposição do Girolando fomenta bacia leiteira da região

Julgamentos ocorrem nos dias 13 e 14 de julho

No próximo final de semana, a EAPIC recebe a Exposição do Gado Girolando, etapa com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG).

Os julgamentos vão ocorrer nos dias 13 e 14 de julho, na pista de grama do Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo.

O jurado efetivo escolhido foi Fábio Fogaça. Já o jurado de admissão será Fernando Boaventura. O operador do sistema de julgamento-catálogo será Fernando Boaventura e a jurada auxiliar Alessandra Merrichelli.

É importante destacar que Fábio Fogaça é conhecido por julgar várias exposições fora do país.

Os organizadores desta etapa, Luis Biazzo e Raul Andrade, explicam que este ano o foco da exposição são os produtores da região. “Esta região já foi uma importante bacia leiteira no Estado e nosso objetivo é resgatar essa tradição”, explica Luis Biazzo, que também é criador de Girolando.

Segundo ele, cerca de 70 animais da região estarão presentes na EAPIC, todos de muita qualidade. “Gostaríamos de convidar o público para prestigiar essa exposição, a qual volta a valorizar os criadores desta importante região”, diz Biazzo.

A RAÇA

O Girolando é cruzamento das raças Gir e Holandês, sendo sinônimo de rusticidade e garantia de produtividade.

A origem do Girolando deu-se  na década de 40, quando  se iniciou o cruzamento do Gir com o Holandês de forma mais intensa , buscando-se a satisfação das necessidades dos criadores brasileiros.

Com o sucesso deste cruzamento, devido aos resultados de eficiência e produtividade, o rebanho do Girolando multiplicou-se de forma desordenada, mas surpreendente. E, atualmente, o rebanho encontra-se em todos os estados do país.